Blended Learning no aprendizado corporativo

Blended Learning no aprendizado corporativo

março 7, 2017 in Educação Corporativa, Tendência

Blended Learning ou o Aprendizado Híbrido, começou em meados dos anos 90 nos EUA e parte do Reino Unido, com a introdução da internet e informatização das escolas. Blend, do inglês misturar, combinar, dá nome a essa abordagem pois ela mescla o melhor do ensino presencial com as vantagens do ensino online.

Na esfera educacional, é considerado blended learning quando entre 30 e 70% do conteúdo é transmitido online, de acordo com a OLS – The Online Learning Consortium, organização global sobre aprendizagem online.

 

Quais as vantagens?

Redução de custos

 

Os custos de treinamento diminuem consideravelmente já que em alguns casos não é necessário que os instrutores estejam presentes e também evita gastos excessivos com alugueis de espaços para treinamento. Os gastos com impressão de materiais também são drasticamente reduzidos pela disponibilidade dos materiais online, que podem ser atualizados e aprimorados com o passar do tempo e com a evolução e metas da empresa.

 

Flexibilidade

 

Uma plataforma online também traz grande comodidade aos colaboradores, com flexibilidade de quando e onde eles podem realizar os treinamentos. Para a empresa, o blended learning oferece flexibilidade no conteúdo, podendo por exemplo apresentar assuntos mais complexos presencialmente e oferecer online conteúdos que funcionam melhor com vídeos ou animações.

 

Mais personalização

 

Apesar de muitas vantagens, treinamentos 100% online podem às vezes parecer mais distantes e impessoais, dependendo da forma e conteúdo abordado. Nesse caso, o aprendizado híbrido pode aprimorar a experiência oferecendo uma forma de interação pessoal. É possível direcionar o aprendizado em pontos específicos, como tópicos em que o colaborador tenha mais dificuldade ou focar naqueles que tenham mais importância em determinados momentos.

 


Maior absorção do conteúdo

 

A plataforma online permite ao instrutor avaliar de forma mais precisa como o treinamento está sendo recebido pelos colaboradores, através de métricas de utilização e engajamento, testes em diferentes pontos do conteúdo e outras ferramentas. Dessa forma, um conteúdo online pode ser ajustado, aprimorado ou expandido a fim de otimizar ao máximo sua efetividade e absorção.


Feedback

 

A apresentação presencial permite a avaliação interativa com feedback imediato. Também permite a avaliação da efetividade das atividades, orientando melhor o andamento do treinamento e assim fazer eventuais mudanças direcionando o treinamento segundo as metas de performance e objetivos da empresa. Em complemento para o feedback e avaliação de resultados do e-learning, podemos usar o TIN CAN, bem conhecido, porém pouco usado nas plataformas brasileiras. O TIN CAN é uma especificação aberta voltada para registro de resultados de aprendizagem, utilizada em conjunto com LSM. A aplicação da especificação tem mostrado grande eficiência porém, seu uso está condicionado ao conhecimento prévio de quem produz o conteúdo e que também vai determinar o que são experiências de aprendizagem significativas.

 

Consistência

 

Disponibilizar conteúdo online permite padronizar processos e a forma como esse conteúdo é entregue aos colaboradores, de acordo com normas, política, estratégia ou preferência da empresa. Assuntos que exigem grande cuidado e detalhes para serem abordados podem ser transmitidos com segurança e da mesma forma para todos. Também desse modo, se a empresa dispõe de diferentes instrutores para realizar treinamentos presenciais, oferecendo conteúdo online ela garante que esse conteúdo seja passado da mesma forma em todas as sessões.

 

Voce sabia?

 

Que a Take 5 oferece soluções para ambos os tipos de treinamento e o melhor, nossas ferramentas são integradas, oferecendo maior sinergia entre sua empresa, seus conteúdos e os usuários no online ou no presencial.

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