Educação a Distância: engaje sua equipe remotamente

Educação a Distância: engaje sua equipe remotamente

agosto 4, 2020 in e-Learning, Educação Corporativa, Treinamento

Quando pensamos em ensino a distância, logo nos vem a mente a imagem de um computador ou smartphone, conectado à internet, realizando acesso através de aplicativos ou algum navegador. Tudo muito sofisticado e tecnológico, no entanto, muitas vezes não lembramos ou percebemos que a gênese deste tipo de aprendizado é muito mais antiga, quando se utilizava o correio para receber materiais de estudo e entregar atividades para avaliação, e posteriormente o rádio para escutar as aulas e acompanhar o andamento do treinamento.

Se aproximando um pouco mais dos modelos que utilizamos até hoje, os vídeos educacionais como principal forma de EAD remonta dos anos 40, quando eram distribuídos por vendedores ou empresas educacionais, para a minoria que já tinha acesso a tal tecnologia. Na sequência, os computadores foram as principais fontes de acesso às tecnologias EAD, chegando ao que conhecemos hoje, com o acesso amplamente difundido à internet, facilitando a vida de alunos, instrutores e instituições.

Hoje em dia vivemos com a facilidade de acesso a qualquer conteúdo, em qualquer lugar, a qualquer momento, no entanto acaba sendo difícil encontrar exatamente o que se deseja na imensidão da internet, demonstrando a importância de um sistema de ensino EAD que compile e sistematize informações para quem tem interesse em aprender. Com o avanço exponencial da tecnologia nas últimas décadas, as opções e métodos para o ensino à distância aumentam cada vez mais. A seguir, iremos falar um pouco sobre a importância das tecnologias EAD e as principais tecnologias utilizadas para modernizar e acelerar o ensino e aprendizado.

A crescente importância do ensino à distância

Empresas, universidades e escolas estão cada vez mais interessadas no desenvolvimento de tecnologias EAD. Isso acontece pois além da tecnologia poder ajudar a acelerar o aprendizado, facilitar o acesso e reduzir custos, as rotinas das pessoas está cada vez mais corrida e agitada, com trabalho, vida social, pessoas cada vez mais interessadas por fazer exercícios para manter a saúde, portanto a possibilidade de colocar um treinador ou instrutor, com todo seu conhecimento, na palma de mão de qualquer colaborador, é o significado do avanço e do diferencial com relação a concorrentes.

Além disso, a inovação tecnologia permite que o colaborador esteja em controle do seu tempo, do seu processo de aprendizado e mesmo cria mais autonomia. Esses fatores ainda são combinados com a possibilidade de consultar gerentes e treinadores, tirar dúvidas através dos softwares, entrar em contato com a instituição, verificar materiais de estudo e muito mais. Já está ficando claro que o EAD tem tudo para crescer cada vez mais.

Para exemplificar, considerando somente instituições de ensino de cursos superiores, o número de alunos cursando graduações à distância já ultrapassa um milhão no Brasil. Milhares de cursos são abertos anualmente, se adequando à entrada do mundo na Era Digital.

Principais tecnologias para EAD

Learning Management System (LMS) – O que é Learning Management System (LMS)?

O LMS, ou sistema de gestão de aprendizagem funciona como um agregador e gerenciador de cursos online, onde disponibiliza materiais para estudo, apoio e contato com treinadores e qualquer outro tipo de insumo necessário para o aluno ou colaborador. Além disso, ainda traz ferramentas de gerenciamento para a instituição, sendo possível analisar frequência dos colaboradores, avaliações, monitorar a equipe de instrutores, entre diversas outras opções. Ainda é possível personalizar para o seu curso em específico e criar produtos digitais diretamente dentro das plataformas.

Os sistemas LMS ainda costumam oferecer divisões para diferentes cursos ou etapas, tipos de treinamento, seja por vídeo, áudio e textos. Funcionalidades ainda são incluem relatórios customizados, interfaces amigáveis, possibilidade de multiplataformas e provas e emissões de certificados online.

Chats e enquetes

Apesar do ensino à distância, seja ele corporativo ou de instituições de ensino, colocar o papel do protagonismo nas mãos dos colabores, os gerentes e treinadores continuam tendo uma responsabilidade crucial para o desenvolvimento dos funcionários. Seja para apontar o caminho ou dar o feedback necessário, os chats e enquetes auxiliam no relacionamento entre os pares, podendo tirar dúvidas, aprofundar conteúdos ou indicar outros materiais.

Videoaulas

Comumente são os tipos mais atrativos e efetivos de ensino à distância. Como podemos imaginar, são aulas pré-gravadas por instrutores e disponibilizadas em vídeos para os atendentes do curso através da plataforma de ensino. Essas aulas podem ainda apresentar uma mistura de dinâmicas, com a gravação do treinador, relacionada com apresentação de slides, fotos, gráficos e diversos outros materiais. Este tipo de apresentação audiovisual se aproxima da presencial e ainda permite que o aluno tome o tempo necessário e repita as lições quando necessário.

Dependendo do sistema de ensino utilizado, há a possibilidade de acesso online, ou download prévio e visualização offline. Alguns dos tipos mais utilizados de vídeos são os vídeos interativos, onde o aluno é capaz de tomar decisões durante a aula e descobrir em tempo real se está em conformidade com o conteúdo, apresentando alto poder de engajamento e absorção, e vídeos comportamentais, através de simulações que podem apresentar uma gama de estilos, desde realistas até exagerados, para comprovar situações e aumentar a compreensão do aluno ou colaborador. Ainda é possível combinar vídeos com quizzes, jogos e enquetes.

Videoconferência

Similar às videoaulas, consegue aproximar o ensino à distância da experiência presencial. A diferença é que este tipo acontece ao vivo, com o treinador e os colaboradores online ao mesmo tempo, com horário e data marcados previamente. Neste estilo de EAD é possível sanar dúvidas em tempo real, no entanto, acaba sendo indicado para turmas menores, para que a dinâmica não saia de controle.

Biblioteca digital

Para além das aulas gravadas, ainda é importante que as equipes responsáveis pelos treinamentos disponibilizem uma biblioteca no ambiente virtual do curso. Os materiais são indicados pelos treinadores, tanto obrigatórios como complementares aos vídeos propriamente ditos. Isso pode trazer um aprofundamento do aprendizado pelo lado do aluno, que além de escutar, também lê a teoria posteriormente, tendo garantido acesso 24 horas por dia, todos os dias.

Testes online

Como todo curso presencial, os ministrados à distância também necessitam de avaliação para verificar o desempenho dos participantes. Os testes online comumente acontecem em hora marcada – ainda que seja possível, dependendo do formato do curso, fazê-lo de forma diferente, com a possibilidade de correção automática ou manual pelos instrutores.

Qualquer empresa que tenha interesse em realizar um curso deve manter-se atualizada da evolução tecnológica do EAD, para que seus colaboradores se beneficiem da melhor forma possível e que os resultados para a empresa sejam os melhores. Seja treinamento corporativo à distância ou instituições de ensino padrão, a educação à distância pode ajudar a melhorar ainda mais seus resultados desde o curto prazo.

Proporcionamos tecnologia e inovação para nossos clientes e assim buscamos oferecer o melhor em treinamentos corporativos. Invista em um ensino a distância, fale com a Take5 para saber mais:


  • About The Author: User

    More posts by